Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vamos atirar uma bomba ao destino

Não somos de nos contentar com o que o destino reserva para nós. Sonhamos alto e frequentemente caminhamos fora da estrada.

9.º ano, e agora?

ob_adabb5_manque-de-confiance-en-soi.jpg

 

A pergunta marca a entrada no Ensino Secundário: 9.º ano, e agora? Causa sempre muita ansiedade. O fim do Ensino Básico implica uma opção vocacional para prosseguires os teus estudos para o Secundário. Terminando o currículo geral comum, intensifica-se a oferta educativa.

Deste modo, vou fornecer-te as informações necessárias e se surgirem dúvidas basta colocares :) !

 

Geral

  • Em Portugal o ensino é obrigatório até aos 18 anos.
  • O Ensino Secundário abrange o 10.º. 11.º e 12.º anos. Do 10.º ao 12.º anos o ensino está estruturado da seguinte forma:

- Curso cientifico-humanístico: vocacionados essencialmente para o progredimento de estudos de nível superior.

 

- Cursos tecnológicos: dirigidos a quem deseja entrar no mercado de trabalho, permitindo, igualmente, o progredimento de estudos em cursos tecnológicos especializados ou no ensino superior.

 

- Cursos artísticos especializados: visando assegurar formação artística especializada nas áreas de artes visuais, audiovisuais, dança e música, permitindo a entrada no mundo do trabalho ou o prosseguimento de estudos em cursos pós - secundários não superiores ou, ainda, no ensino superior.

 

- Cursos profissionais: destinados a proporcionar a entrada no mundo do trabalho, facultando também o prosseguimento de estudos em cursos pós - secundários não superiores ou no ensino superior. São organizados por módulos em diferentes áreas de formação.

 

 

Para a maioria o caminho será ingressar nos cursos cientifico-humanísticos, onde existem quatro alternativas:

  • Ciências e Tecnologias
  • Ciências Socioeconómicas
  • Línguas e Humanidades
  • Artes Visuais

 

Para completares na totalidade o Ensino Secundário, de modo a receberes o Diploma (ou Certificado) do Ensino Secundário, tens-de ser aprovada(o) em todas as disciplinas. Em relação às disciplinas, estas dividem-se em dois grupos:

 

  • Formação Geral – as disciplinas que são comuns a todos os cursos.

Português (10.º, 11.º e 12.º anos)

Língua Estrangeira I, II ou III  (Alemão, Espanhol, Francês ou Inglês); (10.º e 11.º anos)

Filosofia (10.º e 11.º anos)

Educação Física (10.º, 11.º e 12.º anos)

 

  • Formação Específica – disciplinas que dependem do curso. Que ainda se subdividem em:

Disciplina central (não sei se é este o nome especifico) 

- Disciplinas opcionais

 

As disciplinas da Formação Específica (disciplina central):

  • Matemática A, para Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas
  • Desenho A, para Artes Visuais
  • História A, para Línguas e Humanidades

 

As disciplinas da Formação Específica (disciplinas opcionais do 10.º e 11.º anos – têm de escolher duas disciplinas dos próximos conjuntos):

  • Física e Química A, Biologia e Geologia e Geometria Descritiva A, para Ciências e Tecnologias
  • Economia A, Geografia A e História B, para Ciências Socioeconómicas
  • Geografia A, Latim A, Língua Estrangeira I, II ou III, Literatura Portuguesa e Matemática Aplicada às Ciências Sociais, para Línguas e Humanidades
  • Geometria Descritiva, Matemática B e História da Cultura e das Artes, para Artes Visuais

 

As disciplinas da Formação Específica (disciplinas opcionais do 12.º ano – têm de escolher três disciplinas dos próximos conjuntos):

  • Biologia, Física, Química, Geologia, Antropologia, Aplicações Informáticas B, Clássicos da Literatura, Direito, Economia C, Filosofia A, Geografia C, Grego, Língua Estrangeira I, II ou III, Psicologia B, para Ciências e Tecnologias
  • Economia C, Geografia C, Sociologia, Antropologia, Aplicações Informáticas B, Ciência Política, Clássicos da Literatura, Direito, Economia C, Filosofia A, Geografia C, Grego, Língua Estrangeira I, II ou III, Psicologia B, para Ciências Socioeconómicas
  • Filosofia A, Geografia C, Latim B, Língua Estrangeira I, II ou III, Literaturas de Língua Portuguesa, Psicologia B, Sociologia, Antropologia, Aplicações Informáticas B, Ciência Política, Clássicos da Literatura, Direito, Economia C, para Línguas e Humanidades
  • Oficina das Artes, Oficina Multimédia B, Materiais e Tecnologias, Antropologia, Aplicações Informáticas B, Ciência Política, Clássicos da Literatura, Direito, Economia C, Filosofia A, Geografia C, Grego, Língua Estrangeira I, II ou III, Psicologia B, para Artes Visuais

 

* A disciplina de Educação Moral e Religiosa é de frequência facultativa.

 

Nota: nem todas as disciplinas opcionais do 12.º ano estão disponíveis. Varia de escola para escola e algumas chegam a não ser lecionados por nenhuma. Também existem umas "regras" na escolha das disciplinas do 12.º ano, mas não te preocupes, que quando chegar a altura de te matriculares no 12.º ano (após teres terminado o 11.º), a tua escola informar-te-á sobre as disciplinas disponíveis. Dão-te uma lista com as disciplinas que vão lecionar, e dessas deves escolher as tuas três opções.

 

O Ensino Secundário vai exigir uma atitude diferente da tua parte (há um choque muito grande nesta passagem, para alguns) porque o grau de dificuldade aumenta, a matéria é dada de forma mais rápida e se não consegues acompanhar o ritmo elevado começas a desmotivar e vês as notas baixar. E assim, o aluno de "nota cinco" que eras no 9.º ano começa a tirar negativas no 10.º ano. Com a mudança da escala, que deixa de ser de 0 a 5 e passa a classificar de 0 aos 20.

 

Sistema de Classificação  (0 a 20)

0 a 5 - muito fraco

6 a 9 - fraco

10 a 13 - suficiente

14 a 17 - bom

18 a 20 - muito bom

 

Por isso, é essencial escolheres bem o curso, de acordo com as tuas capacidades, gostos e NUNCA por influência de terceiros, mesmo que isso implique afastares-te dos amigos.

Tudo. Tudo, mesmo tudo. Conta. Para. Nota. Tens de trabalhar desde o primeiro ao último dia; sê muito organizado(a) e terás tempo para fazer um pouco de tudo e, ao mesmo tempo, atingires os resultados que ambicionas.

 
 

 

Boas escolhas! Hic Rhodus, hic saltus.

 

 

 

 

 

 

 

2 comentários

Comentar post