Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vamos atirar uma bomba ao destino

Não somos de nos contentar com o que o destino reserva para nós. Sonhamos alto e frequentemente caminhamos fora da estrada.

Door to Hell

Assim à primeira vista, isto podia ser uma review de um filme qualquer de ficção científica em que o protagonista muito jeitoso vivia uma aventura épica no Inferno, ou até uma adaptação fílmica do mito de Orfeu e Eurídice, mas não, é ''só'' uma cratera em chamas!

Localiza-se no Turquemenistão, mais precisamente no deserto de Karakum, perto da aldeia de Derweze, a cratera de Darvaza, também conhecida como Porta para o Inferno (Door to Hell) ou Portão para o Inferno (Gate to Hell). 

O país é célebre pelos seus ricos depósitos de gás natural e é este que alimenta a ''fogueira'' que arde na cratera de 1971.

Sim, as contas estão certas, são 41 anos!

Tudo começou no acima referido ano de 1971 quando engenheiros da União Soviética ''tropeçaram'' numa caverna subterrânea enquanto procuravam petróleo na região. Inicialmente a intenção era extrair o gás, mas o chão colapsou libertando grandes quantidades de gás tóxico, uma situação perigosa, tanto para o ambiente, já que contibui para o aumento do efeito de estufa, como para as populações vizinhas.

Para resolver a situação os cientístas decidiram queimar o gás, esperando que ardesse durante alguns dias até que se estinguisse, mas a cratera arde há já 41 anos, e sendo que a quantidade de gás ainda existente na cratera é incerta, não se sabe até quando continuará a arder.

Em 2010, Gurbanguly Berdimuhamedow, o presidente do país, ordenou que o buraco fosse fechado, mas a pedido dos muitos turistas que visitam o local todos os anos, o presidente desistiu da ideia.

 Este é um daqueles locais que eu tenho mesmo, mesmo de visitar! Alguém me acompanha?

4 comentários

Comentar post