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Vamos atirar uma bomba ao destino

Não somos de nos contentar com o que o destino reserva para nós. Sonhamos alto e frequentemente caminhamos fora da estrada.

Fast food saudável - para um universitário

 Atum com feijão-frade

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Para quando estás desesperado com fome. Põe um ovo a cozer, abre as latas de atum e de feijão-frade e deixa escorrer bem. Deita-os num prato fundo, junta o ovo partido e tempera com azeite e vinagre. (Se gostares, podes acrescentar um pouco de cebola e coentros picados)

BÓNUS: o feijão-frade é rico em ácido fólico que ajuda a produzir glóbulos vermelhos e a cuidar do bom funcionamento do cérebro.

 

Carne à bolonhesa

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Faz um refogado com azeite, cebola e alho picados. Quando ganharem cor, junta cogumelos frescos ou de lata, e deixa refogar um pouco. Acrescenta a carne picada (150 gramas por pessoa) e quando ganhar cor, adiciona polpa de tomate e vinho branco. Deixa cozinhar durante 20 minutos, mas verifica se a carne está cozida antes de desligar. Podes fazer uma quantidade que dê para mais refeições, congelar por doses e depois servir com esparguete, arroz, ou mesmo puré de batata.

BÓNUS: os cogumelos têm vitamina D, responsável pela absorção de cálcio e magnésio (fundamental para dentes e ossos saudáveis), e vitamina B3, que converte os alimentos em energia.

 

Omeleta de queijo e fiambre

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Deita um pouco de manteiga numa frigideira anti-aderente e quando estiver derretida, junte 2 ovos batidos e temperados com um pouco de sal. Espalha um pouco de queijo e fiambre por cima e, logo que a base da omeleta esteja firme, dobre-a e vire-a para não queimar. Está pronta quando já não deitar líquido. Sirva com salada.

BÓNUS: a vitamina A presente nos ovos é uma aliada para cabelos e pele saudáveis e cuida da tua visão.

 

Peixe cozido com ovo e brócolos

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É o mais simples que há. Basta pôr água a ferver, e juntar o peixe, o ovo e os brócolos congelados.

BÓNUS: peixe e brócolos são fontes de vitamina B6, essencial para manter o nível de glóbulos vermelhos e afastar sintomas de irritabilidade.

 

Bacalhau à Braz

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Coze uma posta de bacalhau. Faz um refogado com cebola às rodelas, alho picado e azeite, junta o bacalhau desfiado e um pouco de mostarda, e deixa ganhar sabor. Acrescenta batata-palha, mistura bem com o bacalhau e junta 2 ovos batidos (sempre 2 por pessoa). Não deixes os ovos cozinharem demais, polvilha com salsa ou coentros. Podes substituir o bacalhau por frango desfiado ou alheira.

BÓNUS: a vitamina B3 presente no bacalhau contribui para o bom funcionamento dos sistemas digestivo e nervoso e para uma pele luminosa. A vitamina A protege o corpo da atuação dos radicais livres.

 

Caril de peixe

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Faz um refogado com cebola picada e azeite. Junta coentros picados, uma colher de caril e uma embalagem de leite de coco (se não tiveres, use leite normal). Quando ferver, junta os lombos ou medalhões de peixe. Em simultâneo, prepara arroz branco e deverão ficar prontos ao mesmo tempo.

BÓNUS: o caril é rico em curcuma, da família do gengibre, que combate a inflamação das células e reduz o colesterol nas artérias.

 

Ovos mexidos com farinheira

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Coze a farinheira durante 10 minutos. Abre-a e deita o recheio para uma frigideira anti-aderente. Junta 2 ovos batidos (com um pouco de mostarda), e envolve bem. Serve com uma salada de alface, laranja e couve roxa.

BÓNUS: a couve roxa declara guerra às úlceras gástricas e à asma, ajuda o cabelo a crescer mais depressa, e atua como laxante.

 

Arroz de salmão

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Começa com um refogado de cebola picada e azeite, acrescenta um pouco de salsa, polpa de tomate e vinho branco. Junta o salmão e, passados 5 minutos, acrescenta água para fazer o arroz. Se receares que o salmão fique muito cozido, retire-o para um prato e junta-o ao arroz no final da cozedura. O importante é cozinha o arroz na água do salmão para ganhar sabor.

BÓNUS: o salmão tem uma boa dose de cálcio, fundamental para dentes e ossos fortes, e é rico em vitamina A, poderosa no combate às infeções.

 

Esparguete com atum

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Coze o esparguete em água abundante com sal. Quando estiver al dente, refogue alho picado e azeite, junta o atum (sem o líquido da lata), deixa ganhar sabor durante 1 ou 2 minutos, junta o esparguete bem escorrido, envolve, e polvilha com salsa ou coentros.

BÓNUS: os hidratos de carbono do esparguete evitam a quebra de energia e o atum é rico em magnésio que ajuda a melhorar o humor, dá energia e combate o stresse.

 

Salada de frango

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Desfia o que sobrou de um frango assado e coloque numa saladeira com alface, ananás ou pêssego em calda (em pedaços), milho, couve roxa e nozes. Tempera com vinagrete ou azeite e vinagre balsâmico. Podes substituir o frango por atum ou salmão fumado, usar laranja ou kiwis, e juntar também queijo fresco.

BÓNUS: o frango fornece-lhe vitamina B5, essencial para a formação das hormonas e o colesterol bom, e as nozes dão energia, protegem das dores musculares e facilitam a oxigenação do cérebro, graças às vitaminas B1 e E.

 

 

Adaptado de um artigo do jornal Expresso.